Conforme a secretária de Saúde, Janaina Bertan Warmling, todos os dias haverá horários especiais em uma unidade de saúde, para atendimento às mulheres com agendamento prévio. “Incentivamos que entre em contato com a sua unidade de saúde mais próxima para marcar um horário para fazer o exame”, aconselhou a secretaria.
Filas zeradas
A secretaria diz que as mulheres estão aguardando diagnóstico de mamografias e ainda todas as solicitações serão agendadas sem espera em filas, zerando os exames. “Lembrando que o Ministério da Saúde preconiza solicitação de prevenção na idade a partir dos 50 a 69 anos, e idade livre em caso de achados em avaliação”, relembra.
As mulheres que estão aguardando exames de ultrassom transvaginal e ultrassom de mama, também será realizado investimento para agilizar e zerar a fila. O prefeito Franqui Salvaro diz que a ideia do Governo é que as pessoas que estão na fila possam fazer o exame o quanto antes, e assim fazer o retorno médico. “Nesses casos, o quanto antes se tem o diagnóstico, melhor para o tratamento quando é necessário. Já que a prevenção nesses casos, ainda é a melhor solução”, comentou.
Palestras nas empresas
Orientações em empresas do município, por meio de palestras, serão realizadas pelos profissionais do Atenção Primária. É necessário agendamento. “Todos os anos a campanha vem com o objetivo de relembrar, a importância da prevenção e o diagnóstico precoce. Ações são desenvolvidas para estimular a mulher ao autocuidado e a busca pelo atendimento, de lembrar de que é preciso tirar um tempo para si, para sua saúde”, afirma a secretária Janaína.