Um micro-ônibus com 30 trilheiros do Grupo Movimentou partiu de Siderópolis na manhã do último domingo, dia 12. Tinham como destino a comunidade de Serra Furada, em Grão-Pará. Percorreram aproximadamente cem quilômetros até a Pousada das Pirâmides localizada ao final do caminho. Do centro da cidade de Grão-Pará até a pousada são 21 quilômetros percorridos por uma estrada cheia de curvas, com pequenas subidas e descidas e revestida de terra arenosa.
O grupo visitou um pequeno lago onde puderam curtir as belezas da natureza brincando num balanço ou remando um barco. O principal objetivo deles foi conhecer a Cachoeira do Funil. Para chegar ao local percorreram uma trilha fechada e bem cuidada de um quilômetro e meio. Na base da cachoeira o relevo é acidentado, tem pedras soltas e lisas e por isso, exigiu cuidados para que pudessem se aproximar das quedas de água. “Pretendemos voltar e fazer a trilha do vale porque nos disseram que o visual é lindo, formado por um conjunto de montanhas que parecem pirâmides. Para isso, temos que nos preparar para uma caminhada de seis horas que exige mais esforço físico”, informou a responsável pelo grupo, Josiani Carla Ronsoni.
Algumas crianças criaram memória afetivas acompanhando os familiares. Dentre elas estavam Noah Mafra Jesuíno, 6 anos, e Winicius Carminatti Zuchinali, 10 anos. O primeiro gosta de acompanhar a mãe nas caminhadas, confessou que pensou em desistir pela dificuldade de acesso mas que em seu pensamento acreditava que ia conseguir e comemorou o êxito. O que ele mais gostou foi a cachoeira onde molhou os pés, porém não quis tomar banho porque achou a água gelada. O segundo mora no interior de Siderópolis numa comunidade chamada Montanhão onde já convive em constante contato com a natureza. O menino costuma frequentar com o pai uma cachoeira perto de sua casa e não perdeu tempo entrando num pequeno poço de água cristalina. “Em breve meu filho mais velho vai para a Alemanha. Hoje foi um dia especial porque realizamos uma atividade de lazer em família e foi uma forma de marcar a despedida”, comentou a mãe Eliziane Carminatti Zuchinali.
O próximo passeio do Grupo Movimento será no Dólmen da Oração. no Morro da Galheta, em Florianópolis. O evento acontecerá no domingo, dia 2 de abril. Interessados podem entrar em contato com a organizadora, Josiani Carla Ronsoni, pelo celular (48-999763090) ou pelo Instagram (@gpmovimento).