Vereadores também fizeram Indicação para reparo e manutenção na via
Na próxima sessão da Câmara de Vereadores de Siderópolis, que será realizada na segunda-feira, dia 27, os moradores da Rua João Ronchi, localizada na comunidade de Vila São Jorge, farão uso da Tribuna para tratar de assuntos referentes aos problemas apresentados na rua. Na ocasião, a moradora Gabriela Bonfante Ronchi utilizará do espaço.
“Vamos reivindicar melhorias de estrutura e segurança. Ao longo dos anos, a luta pela pavimentação da rua se tornou uma missão de todos os moradores, inclusive de alguns que não estão mais entre nós para ter o privilégio de comemorar essa conquista”, conta a moradora.
A rua asfaltada, ainda no Governo anterior, tinha como proposta inicial a pavimentação com lajotas, porém reconhecendo a estrutura, a superfície íngreme e o escoamento de água de outras ruas, foi colocada manta asfáltica. Ao longo da obra ocorreram irregularidades, mas mesmo assim a pavimentação foi finalizada e sem evento de inauguração, pois não foi aprovada pelo programa que o Governo se enquadrava.
Desde então, moradores e vereadores estão tentando trazer soluções para os problemas. “No dia 14 de fevereiro, nos reunimos mais uma vez para definirmos juntos, algumas reivindicações de melhorias, na tentativa de solucionar de vez esses problemas e não aumentar mais os números de ocorrências. Dessa reunião surgiu o agendamento dessa visita na Câmara para apresentar essa situação a todos”, menciona a moradora.
Indicação 008/2023
Ainda foi feita uma Indicação 008/2023, assinada pelos vereadores Pedro Valcir de Souza, Jadna de Cassia R. Martins, Charles Willian Vitto e Valmor Zanelato, pedindo que seja feita a manutenção e reparo em toda a extensão tanto da rua João Ronchi, como também da Gentile Neoti, em Vila Rica e também limpeza na rede pluvial em ambas as ruas.
A justificativa é que as vias precisam de manutenção para que seja recomposta a camada asfáltica e ainda limpeza pluvial com desobstrução das bocas de lobo e melhorias nas condições da drenagem.
“Acompanho os problemas desde o começo, principalmente durante a obra, e sempre me manifestei contra a colocação das lajotas. Também fiz críticas a drenagem que não iria dar conta da vazão de água devido a pista ser íngreme, e agora os problemas continuam surgindo”, elenca o vereador Pedro Valcir de Souza, o sargento Valcir.
Problemas da rua
– Devido a drenagem estar comprometida, está ocasionando crateras no asfalto, deixando o solo oco e ficando uma fina camada de asfalto;
– O esgoto de toda rua, desce nessa drenagem, e devido a esse problema, está correndo em céu aberto e desembocando no terreno dos próprios moradores, trazendo mal cheiro e risco sanitários para a população, inclusive para crianças que brincam na rua e tem mais risco de contaminação devido a exposição com os rejeitos;
– Além dessas crateras, todo asfalto está comprometido com fissuras e ondulações devido ao caminho que a água está fazendo e percorrendo;
– Calçadas também estão com rachaduras e cedendo, podendo causar tombos dos pedestres;
– Os bueiros estão todos obstruídos e sem tampas de proteção, já teve ocorrência da queda de uma criança dentro de um desses bueiros, causando danos físicos e emocionais;
– No projeto foram elaboradas duas contenções de segurança, porém as mesmas apresentaram problemas de escoamento, sendo que uma delas rompeu também devido à má estruturação;
– Essa contenção caída, já nos primeiros meses depois da obra, está até hoje na mesma situação, trazendo acumulo de entulhos, falta de visibilidade aos motoristas e acessibilidade dos moradores a calçada.
– Também já foi solicitado a colocação de uma lombada devido à alta velocidade que os carros transitam, porém, a solicitação não foi atendida. Um atropelamento envolvendo um adolescente no ano passado, ocorreu na Rua João Ronchi, causando fraturas.