É certo de que algum tempo pra cá o assunto saúde mental deixou de ser uma conversa apenas entre as quatro paredes de um consultório médico e/ou psicológico.
Hoje as doenças da mente estão nas rodas de conversas em casa, com os amigos e também no ambiente de trabalho.
Com o surgimento da pandemia, as pessoas passaram a sentir e a falarem mais sobre seus medos e angustias o que despertou em muitos o agravamento de doenças que por um período estavam reprimidas.
Nas empresas isso não foi diferente. A produtividade já não é mais a mesma, os números de conflitos aumentaram e o índice de rotatividade ficou mais intenso.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) já vinha, a tempos alertando sobre a saúde mental dos trabalhadores e o quanto isso seria nocivo, não só para esse indivíduo, mas para todos aqueles que o rodeiam. Ou seja, uma doença comunitária e muito preocupante.
No início desse ano (2022) a OMS (Organização Mundial de Saúde), incluiu a Síndrome de Burnout, conhecida também como a Síndrome do Esgotamento Profissional, na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11) oficializando assim o Burnout como síndrome ocupacional crônica, já que é um fenômeno ligado ao trabalho.
Embora seja de suma importância ter um ofício, até porque uma ocupação é algo benéfico para o desenvolvimento humano, alguns ambientes de trabalho podem se tornar muito tóxico, e desencadear transtornos mentais que necessitem além de medicamentos e psicoterapia, o afastamento desse colaborador.
Os principais problemas de saúde mental no trabalho que podem acontecer com frequência são:
Depressão
Considerada um problema médico grave, ela pode surgir por conta de estresse crônico iniciado no ambiente de trabalho.
Ansiedade
A ansiedade traz uma preocupação excessiva com o que pode vir acontecer, aquele medo profundo de situações cotidianas que por sua vez ocasionam pensamentos negativos que inibem o desenvolvimento e a produtividade.
Estresse
O estresse pode surgir em diversos tipos de empresa, muito por conta de vários fatores como pressão organizacional, horários inflexíveis, discussões etc. É um tipo de transtorno que dá uma sensação constante de nervosismo, evidencia tensões e gera uma tremenda dificuldade de relaxar a mente, prejudicando a memória e concentração. Sendo também uma das grandes causas de doenças cardiovasculares
Possíveis causas desses problemas dentro das empresas?
Volume excessivo de trabalho
O trabalho deve ser algo edificante e saudável, portanto, quando há um excesso de esforço físico e mental, a chance é grande dos funcionários travarem e terem fortes consequências no dia a dia.
Falta de comunicação
Uma comunicação falha pode tornar o clima organizacional insustentável, uma vez que as pessoas se sentem incomodadas, chateadas e revoltadas com qualquer notícia precipitada que surja.
Gestão ineficiente
Empresas em que os gestores demonstram não ter o mínimo de conhecimento sobre administração fazem com que os funcionários entrem em desespero, pois sempre fica a sensação de que podem perder o emprego a todo momento por conta da má gestão. Decisões arbitrárias, mudanças bruscas nos setores, contratações equivocadas são outras vertentes que bagunçam a saúde mental da equipe de trabalho. A falta de empatia dos gestores também é um agravante para o desgaste emocional desse colaborador.
Intimidação e assédio
Outro caso sério que precisa ser considerado é a questão do assédio, seja ele moral, seja sexual, tendo em vista que pode vir acompanhado de chantagens, ameaças e tornar o ambiente de trabalho até criminoso.
Problemas de infraestrutura
Andando de mãos dadas com a má gestão, os problemas de infraestrutura podem apresentar um combo de transtornos mentais, pois a falta de segurança e recorrência do “jeitinho brasileiro” faz com que entre em vigor a política do barato que sai caro. Organizações que não prezam por boas acomodações, equipamentos de qualidade e refeitórios para os colaboradores, sem dúvida estão fadadas ao fracasso.
Percebam que isso é um ciclo.
Qualquer instituição que não der a devida importância às condições comportamentais de seus funcionários, inevitavelmente sofrerá duras consequências no âmbito jurídico, comercial e produtivo. Questões de saúde fazem com que as faltas, atrasos e desinteresses aumentem, e dependendo do estado que se encontra esse colaborador, isso pode desencadear processos judiciais e causar prejuízos, não só financeiro para esta empresa, mas também moral diante dos demais colaboradores, causando ai a tal da rotatividade, que por sua vez, mexe nos cofres da empresa.
Portanto senhores administradores, é preciso que aja uma certa compreensão de que seus colaboradores são o capital intelectual de suas empresas, e por mais tecnológica que seja, sem a força do trabalho humano é impossível progredir nos negócios. Um ambiente em que o estresse, a ansiedade, a depressão e demais transtornos se sobressaem, sem dúvida irá acarretar relações interpessoais difíceis que irão resultar no fracasso gestacional de sua organização.
Para cada $1 dólar investido na saúde mental das pessoas, $4 dólares retornam para a empresa em produtividade.
Se você já identificou altos níveis de estresse e esgotamento na sua equipe, preste atenção. Isso compromete seus resultados e orçamento.
Estima-se que empresas perdem 207 bilhões em função do adoecimento psicológico, faltas e baixa produtividade nas equipes.