Geral

Estiagem: Barragem do Rio São Bento garante abastecimento aos municípios

WhatsApp Image 2022 02 02 at 17.36.55
Assessoria de Comunicação Social CASAN

Apesar da estiagem que castiga Santa Catarina, os Sistemas de Abastecimento operam normalmente nos municípios atendidos pela CASAN na região de Criciúma, no Sul do Estado. A garantia dos serviços está relaciona à oferta de água da Barragem do Rio São Bento e a investimentos contínuos realizados na infraestrutura de saneamento.

Para o superintendente Regional de Negócios Sul/Serra, Gilberto Benedet Júnior, a Barragem é um diferencial, pois trouxe segurança hídrica para a região carbonífera. Inaugurada em 2006 com investimentos do Governo Estadual, CASAN e Governo Federal, é o maior reservatório de água da Região Sul, com um lago artificial de 450 hectares (são 58 milhões de metros cúbicos de água), que atende os municípios de Siderópolis, Criciúma, Forquilhinha, Maracajá, parte de Içara, Nova Veneza e também parte de Morro da Fumaça.

A segurança na captação, tratamento e distribuição de água para a região também vem sendo obtida com novos investimentos. Um exemplo é a construção da nova adutora projetada para levar água bruta da Barragem do Rio São Bento até a Estação de Tratamento de Água São Defende, em Criciúma. A obra ampliará em 50% a produção de água para abastecimento dos municípios atendidos pelo sistema integrado nas sete cidades.

Atualmente as equipes trabalham para assentar a adutora no trecho localizado em Criciúma, seguindo em direção à ETA. No trajeto localizado em Nova Veneza ficou faltando apenas um trecho de cerca de mil metros, onde estão localizadas plantações de arroz, e que por esse motivo receberá as obras após a colheita.

Com investimento de mais de R$ 24,8 milhões, essa é a segunda maior obra de Sistema de Abastecimento de Água em execução pela CASAN dentro Planejamento Hídrico que conta com recursos do Governo de Santa Catarina (o maior investimento é o Projeto Chapecozinho, na Região Oeste). A nova rede terá 6.432 metros de extensão, com tubulações em ferro fundido de 800mm de diâmetro. A expectativa é colocar a adutora em operação ainda neste primeiro semestre.

O Planejamento Hídrico para a região também prevê a ampliação da Estação de Tratamento de Água São Defende e da reservação de água, com a instalação de novos reservatórios.

____
FOTO: SIDERTUR / NOVA BELLUNO