FRANCINE FERREIRA
Tendência se deve, principalmente, à necessidade de as pessoas ficarem mais em seus lares, promovendo distanciamento social
Nada como uma refeição em família, preparada de forma caseira, para “fazer um carinho no estômago e no coração”, não é mesmo? Em tempos de distanciamento social e da necessidade de se ficar mais em casa, as pessoas começaram a investir mais do seu tempo livre em preparar seus próprios alimentos. Muitos como uma forma de terapia, um novo hobbie, ou até mesmo uma atividade diferente para distrair a mente e aplacar a ansiedade, em momentos mais tensos e difíceis.
Em um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), estudiosos de tendências de comportamento de mercado apontaram que a ansiedade fez com que o consumo de doces e guloseimas feitos em casa aumentassem substancialmente neste período de pandemia. Além disso, “pão caseiro” foi a expressão mais pesquisada no Google, quando o assunto eram receitas, durante o ano de 2020.
Foi por conta dessa tendência, que a procura por farinhas e misturas prontas para bolos e pães tem aumentado consideravelmente nos mercados desde o início da pandemia, e principalmente neste ano de 2021.
Segundo a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), além dos alimentos prontos, ingredientes para a preparação de receitas em casa também registraram crescimento de consumo, como as misturas para bolos, cuja procura subiu cerca de 50%, e os mixes de farinhas, com um aumento de 45%.
Alimentação mais saudável
Em um cenário em que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde, versões mais saudáveis também estão caindo nas graças da população. No caso da RisoVita – marca de produtos hipoalergênicos à base de arroz –, o ano de 2021 já registra um considerável incremento acima do previsto na comercialização de misturas para bolo, cujo principal ingrediente é a farinha de arroz.
“Prevíamos um crescimento médio em relação aos números do ano passado, mas em virtude dessas novas tendências, acabamos nos surpreendendo. É que muita gente tem optado por preparar massas de bolos e pães em casa, seja por economia ou por terapia, para alívio da tensão e ansiedade, principalmente em casos de famílias que possuem crianças em casa”, avalia o gerente comercial da RisoVita no Brasil, Jorge Amaral.
E, ao que parece, esse tipo de consumo pode ter chegado para ficar, uma vez que a ação de preparar os alimentos pode proporcionar uma maior interação entre os membros da família e ajudar, inclusive, na quebra de rotina, além de ser uma opção muito mais saudável.
“Na linha de farinhas e misturas para pães e bolos, os produtos da RisoVita trazem ao consumidor uma opção saudável, sem glúten e fácil de preparar, com sabores tradicionais e adequados ao paladar das famílias”, finaliza Amaral.
Sobre a RisoVita
A RisoVita é uma das marcas da Fumacense Alimentos, reconhecida pelo pioneirismo e tecnologia na fabricação de produtos à base de arroz. Por usar como matéria prima um cereal hipoalergênico, é de fácil digestão e pode ser indicado para dietas com restrição ao glúten, ao leite e à soja. A linha conta com bebidas de arroz nas versões líquida e em pó, farinha de arroz e mistura para pães e bolos.
A RisoVita, inclusive, foi pioneira na América Latina, com o início da produção de bebida de arroz em 2014. Atualmente, os produtos da marca podem ser encontrados em 5.900 pontos, entre supermercados e lojas de produtos naturais de 15 estados em todas as regiões do Brasil.