Texto e fotos: Stefanie Machado – Assessoria Mondigital
Mudanças causadas pelo ano do isolamento social já aparecem nas coleções de inverno, que terão forte presença do moletom
A pandemia resultou em grandes transformações para o setor do varejo. Na moda, principalmente, quando as roupas formais foram guardadas no armário e o visual conforto – composto muitas vezes pelo pijama – se tornou primordial para a vida em home office. E mesmo quando o look precisou ser mais adequado às reuniões por vídeo, os tecidos leves e confortáveis não saíram de cena.
Apesar de algumas empresas terem retornado ao trabalho presencial, o consumo de moda passou por transformações permanentes. “Hoje, a mulher está indo muito para o lado do conforto, coisa que sempre foi muito a característica do homem. O guarda-roupa masculino é assim por natureza, tanto que você não vê homem de salto, por exemplo. Além de ser fiel ao estilo, ele prioriza o conforto, não costuma usar roupas justas e a composição dos tecidos masculinos, geralmente, é algodão”, esclarece a gerente da loja conceito Mark At Place, Helen Moraes.
Aliado à praticidade, as empresas de calçados estão cada vez mais investindo em tecnologia nos tênis, que ficam mais confortáveis a cada lançamento. “Os tênis também fazem parte da procura pelo conforto e é uma tendência que não vai terminar tão cedo. Apesar de ter uma pegada mais esportiva, ele quebra o padrão certinho quando usado com um blazer”, sugere.
Conforme explica Helen, por vezes o conforto foi associado às roupas de academia, que serviam apenas para essa única função. Mas, com o tempo, peças antes usadas exclusivamente para se exercitar agora são combinadas nos visuais mais formais e elegantes, por exemplo, já que as roupas podem ser multifuncionais.
Moletom, o protagonista do inverno
Quem viveu o home office entende a praticidade do moletom. Não é à toa que as coleções de roupas para os próximos meses, com a chegada das temperaturas mais frias, têm como característica principal as peças do tecido – sejam calças, casacos ou conjuntos. Depois da pandemia, as marcas tiraram o foco das linhas glamorosas.
Se o tênis já está sendo marca registrada nos pés de muitas pessoas, os saltos altos têm perdido espaço no guarda-roupa. As últimas coleções de sapatos que chegam na Mark At Place possuem opções de saltos bloco e baixos. “O conforto vem com tudo já nas próximas coleções de inverno. O tênis, o moletom, os conjuntos de malha canelada, de tricô, a manga bufante, a calça jogging, nylon e tactel, são características da tendência de conforto”, reforça Helen.
Sobre a Mark at Place
Uma loja conceito, com espaço amplo e inovador, e que traz marcas de grandes centros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Norte catarinense, para o Sul de Santa Catarina. Localizada no Criciúma Shopping, a Mark at Place oferece produtos de qualidade – do vestuário aos acessórios – com preços mais acessíveis e espaço físico flexível e adaptável.
A Mark at Place, juntamente com outras empresas como Fumacense Alimentos, Criciúma Shopping e JS Empreendimentos, faz parte do grupo econômico EZOS, lançado em outubro de 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.