MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO (MASP) – LINA BO BARDI
Situado na Avenida Paulista, é um dos museus mais importantes da América Latina, foi inaugurado em 1968 e é um marco na história da arquitetura do século 20. Tem como principal característica o grande vão livre, de 74 metros, para que a estrutura não encobrisse a paisagem do outro lado e para que esse vão livre se tornasse uma praça para uso da população – hoje é o principal ponto de encontro de grandes manifestações populares.
A responsável pela arquitetura icônica foi a arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992) que, apesar de ter nascido na Itália, é considerada a arquiteta mais famosa do Brasil.
PARQUE (ATERRO) DO FLAMENGO – LOTTA DE MACEDO SOARES
O Parque do Flamengo, conhecido como Aterro do Flamengo, é uma área construída sobre aterros sucessivos realizados na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O projeto original consistia na construção de duas grandes autopistas, o uso do restante do aterro ainda era incerto. Foi então que Lotta de Macedo Soares (1910-1967) foi convidada a participar do governo da época e ficou responsável pelo aterro, onde ela idealizou um grande parque urbano com uma área de lazer para a população carioca tão carente de atividades ao ar livre.
Devido à pressão dos sucessores políticos, Lotta deixou o projeto antes de sua finalização, contudo foi ela quem conseguiu tombar o Parque do Flamengo, evitando que se fizesse um loteamento no local.
Lotta foi idealizadora do parque, porém o responsável pelo projeto foi o arquiteto Affonso Eduardo Reidy, com paisagismo de Roberto Burle Marx.
CENTRO AQUÁTICO DE LONDRES – ZAHA HADID
Inaugurado em 2011, foi projetado para receber as competições aquáticas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e tem como característica marcante sua arquitetura inspirada nas geometrias fluídas da água em movimento.
A obra foi projetada pelo escritório da arquiteta Zaha Hadid (1950-2016), uma das arquitetas mais conhecidas mundialmente – com origem Iraquiana, a “Rainha das Curvas” utilizava traços desafiadores, repletos de formas sinuosas que transpareciam leveza e elegância em suas obras. Em 2004, tornou-se a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker de Arquitetura, a maior referência mundial de premiação da arquitetura. Em 2008, entrou na lista das 100 mulheres mais influentes do mundo, em uma publicação da revista Forbes, ocupando a 69ª posição.