Agricultura

Produtores rurais catarinenses terão acesso a 355 treinamentos gratuitos

DSC 0005 1

Os cursos são ofertados pelo SENAR/SC

Mensalmente o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) promove cursos totalmente gratuitos para os produtores rurais catarinenses. A intenção é oportunizar qualificação no meio rural aprimorando a gestão e garantindo o nível de excelência das propriedades, além de elevar a rentabilidade dos produtores.

Em agosto serão promovidos 355 treinamentos e qualificados aproximadamente 5.680produtores, trabalhadores e empreendedores rurais em Santa Catarina. Os treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC (www.senar.com.br) com as especificidades de carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.

 VEJA ALGUNS CURSOS: 

A região Norte terá o treinamento de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural em Irineópolis no período de 02 a 04. O município de Monte Castelo receberá nos dias 14 e 15 a capacitação em instalação e manutenção de redes elétricas. Nos dias 21 e 22 os municípios de Três Barras e Itaiópolis terão, respectivamente, os cursos de fruticultura – manejo do pomar e manejo de gado leiteiro. No período de 25 a 28 ocorrerá em Joinville a qualificação em controle agroecológico de pragas e doenças. Finalizando o mês de agosto e iniciando o de setembro está programado para os dias 31 e 1º o treinamento de beneficiamento e conservação de pescado em Schroeder.

Para o Vale do Itajaí está programado o curso de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias em Leoberto Leal nos dias 1º e 2. O município de São João Batista terá nos dias 07 e 08 a capacitação em operação e manutenção de microtratores. No dia 15 ocorrerá em Chapadão do Lageado o treinamento de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural. A qualificação em proteção de nascentes está programada para o dia 23 em Agrolândia. Nos dias 23 e 24 será realizado em Guaramirim o curso de turismo rural – acolhida no meio rural. O município de Massaranduba terá nos dias 30 e 21 o treinamento de olericultura orgânica.

No Sul do Estado ocorrerá nos dias 1º e 2 a qualificação em culinária de peixes e frutos do mar em Jaguaruna. No período de 07 a 11 Araranguá terá o curso de doma racional de equídeos. A capacitação em processamento de carne de frango está programada para os dias 22 e 23 em Balneário Gaivota. Nos dias 24 e 25 ocorrerá em Içara o treinamento de produção de pólen apícola. O município de Anitápolis terá nos dias 28 e 29 a qualificação em meliponicultura. Nos dias 30 e 31 será promovido em Rio Fortuna o curso de criação de bezerras e novilhas.

Na região da Serra Catarinense será realizada a capacitação em qualidade do leite nos dias 03 e 04 em Alfredo Wagner. No período de 07 a 10 ocorrerá em Palmeira o curso de artesanato de costura em tecidos. Nos dias 08 e 09 será desenvolvido em Ponte Alta do Norte o treinamento de conservas de frutas, hortaliças e temperos. O município de Celso Ramos terá no período de 10 a 15 a qualificação em acolchoados artesanais com lã de ovelha. O curso de aumento da produtividade do mel está programado para os dias 16 e 17 em Anita Garibaldi. Nosdias 23 e 24 será promovida em Ponte Alta a qualificação em processamento de carne suína.

Para o Meio Oeste está planejado o treinamento de processamento de carne suína em Erval Velho nos dias 1º e 2. O município de Água Doce terá no período de 07 a 10 o curso de inseminação artificial em bovinos. Nos dias 15 e 16 ocorrerá em Treze Tílias a capacitação em manejo de colmeia. A qualificação de derivados do leite está programada para os dias 16 e 17em Macieira. Para o dia 18 está programado o treinamento de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural em Ibiam. Nos dias 28 e 29 Lebon Régis receberá o curso de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias.

Entre as capacitações previstas para a região Oeste está a de artesanato em tear com lã de ovelha no período de 03 a 08 em Ipuaçu. Entre os dias 07 e 09 o município de Paial receberá a capacitação em produção caseira de pães e biscoitos. No período de 15 a 17 ocorrerá em São Domingos o curso de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos. No dia 22 o município de Xaxim terá a qualificação em emissão de guia de trânsito animal (e-GTA). O curso de artesanato de costura em tecidos está previsto para o período de 22 a 25 em Irani. Nos dias 29 e 30 o treinamento de janeiro está programado para Entre Rios.

Na região Extremo Oeste será realizada a qualificação em fluxo de caixa da atividade rural no dia 1º em Itapiranga. O curso de criação de bezerras e novilhas ocorrerá nos dias 1º e 2em São Lourenço do Oeste. Nos dias 03 e 04 ocorrerá em Anchieta a capacitação em produção caseira de massas para congelamento. O município de Iporã do Oeste receberá nos dias 17 e 18 o curso de inclusão digital rural – iniciação à informática. Nos dias 21 e 22 será realizado em Bandeirante o treinamento de confeitaria e no dia 22 ocorre em Modelo a capacitação em gestão ambiental na produção de leite.

MARCOS A. BEDIN