Nos últimos meses temos passado mais tempo em casa e junto a isso, a vontade de mudar nosso lar vem crescendo. Muitos tiveram despertado o desejo de cultivar plantas, porém não sabem por onde começar, então vamos te ajudar!
01 MAIS QUE DECORAÇÃO!
Além de fazer parte da decoração, as plantas ajudam a dar vida ao ambiente e podem, ainda, aromatizar e ter efeito terapêutico, contribuindo na harmonia do lar.
02 AVALIE O LOCAL ONDE SUA PLANTA IRÁ PERMANECER
Se você não dispõe de local com luminosidade, opte por plantas com folhas largas, como a costela de adão e o lírio da paz.
Agora se você dispõe de um espaço com luminosidade, suas opções se ampliam, podendo até cultivar frutíferas.
03 AVALIE O TEMPO QUE VOCÊ PODERÁ CUIDAR DAS PLANTAS
Se você não dispõe de muito tempo para cuidar de suas plantas, aposte em plantas de fácil cultivo, que podem ser regadas até uma vez por semana, como é o caso samambaias, suculentas e cactos.
Dica: Se você não quer varrer a casa a todo momento e quer ter uma samambaia, opte pela samambaia de folhas largas. Ah e outra dica: samambaias não toleram muito vento pois ficam ressecadas!
04 CULTIVAR O PRÓPRIO TEMPERO
Se você gosta de cozinhar e adora aquele temperinho na comida, cultivar uma horta é uma ótima opção para iniciar o cultivo de plantas. Além de ser uma fonte de temperos frescos, a horta pode ser um incentivo para uma vida mais saudável! Salsinha, pimenta, alecrim e manjericão são boas opções de cultivo, apenas atente-se em deixar que estes temperos sejam expostos ao sol algumas horinhas por dia.
05 MATERIAL PARA O PLANTIO
Se você quer iniciar o cultivo de plantas, tenha em mãos itens como vaso, terra, ferramentas, água e um paninho de limpeza. Você também poderá utilizar manta de drenagem, argila, pedras e britas para otimizar seu plantio.
Dica: vasos de plástico retém mais umidade enquanto vasos de barro são mais porosos, fique atento!
06 CUIDADO, PLANTAS TÓXICAS!
Sim, existem algumas plantas que são tóxicas, então se você tem crianças ou animais de estimação é melhor optar por outro tipo de planta! Comigo-ninguém-pode, antúrio e lírio da paz são exemplos de plantas tóxicas.
07 NEM SEMPRE VOCÊ IRÁ ACERTAR DE PRIMEIRA!
É comum algumas plantas morrerem, seja pela falta de experiência, pela planta não resistir a grandes oscilações de temperatura, pelo excesso de água ou pela falta dela, o importante é não desistir! Com a prática você começará a entender as necessidades de cada planta e conseguirá resultados positivos!
____