A estação mais colorida do ano chegou, e junto com ela, as flores desabrocham para dar vida aos ambientes. Como diria Tim Maia: “É primavera!”. O fenômeno teve início na terça-feira (22) e vai até 22 de dezembro.
Além de temperaturas mais amenas e umidade no ar, as principais características que marcam a época são as flores, e quem as cultiva em casa, deve ficar de olho. As azaléas, gérberas, jasmins, girassóis, hortênsias, torênias (amor-perfeito) e orquídeas costumam abrir neste período, mas a florista Nalzira de Souza alerta: “é necessário ter cuidados especiais com a terra e a rega das plantas, já que a temperatura é mais quente e seca. Outro ponto importante são as pragas, porque a maioria das espécies atacam na primavera”, pondera.
Zira, como gosta de ser chamada, conta que a venda de flores aumenta durante a estação, e não é à toa. Há quem goste delas porque dão um charme a mais na decoração, e há quem se divirta cuidando e colecionando espécies. “As mais procuradas para compra são as azaléas, gérberas, orquídeas e várias mudas de jardim como onze-horas, torênias, cravinas, begônias, petúnias, gazânias, entre outras”, revela a florista.
E as frutas?
O engenheiro agrônomo, Ronaldo Remor, conta que também existem árvores e frutas que costumam abrir nesta época, como é o caso da jabuticaba, cereja, araçá, goiaba, amora preta, abacate e mamão. “A primavera é o período que mais vendem mudas de árvores frutíferas, pois é o momento mais adequado para fazer o plantio”, afirma. Ele reforça que assim como as flores, as frutas precisam de cuidados porque nesta época as pragas costumam atacar.
Como será o clima?
A primavera é uma das estações mais chuvosas do ano, no entanto neste ano de 2020 a previsão é de chuva quase abaixo da média climatológica para o trimestre (setembro-outubro-novembro) no estado. Nesses meses, a chuva deve ocorrer com irregularidade no tempo e no espaço, com possibilidade de dias consecutivos sem precipitação, devido à configuração do fenômeno La Niña. Com relação a temperatura, espera-se uma primavera mais quente do que o normal.
Destaque: na primavera são comuns os temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.*
*Nota meteorológica Epagri/Ciram
Significado
Para os que acreditam em misticismo, a primavera pode ser um bom período de recomeço. De acordo com o site Personare, “durante o equinócio de primavera – quando a força do dia e da noite tornam-se iguais – devemos nos integrar conscientemente à “Mãe Terra” que todo ano renova seu ciclo de nascimento e ressurreição, muito favorável a novos inícios”.
No dicionário, o sentido figurado quer dizer “época que deu início a; o que inicia alguma coisa; inicial, primeiro”. Portanto, o período é favorável para começar ou recomeçar sonhos, projetos, ideias e ciclos.
Três espécies para cultivar dentro de casa
As principais espécies que, de acordo com Zira, se adaptam bem em interiores são: lírio da paz, zamioculcas e antúrio.
Lírio da paz: É considerado uma planta mística que tem o poder de sugar as energias negativas dos ambientes e das pessoas. A flor precisa da luz do sol, portanto, é recomendado deixá-la próxima de uma janela. A rega do lírio deve ser feita periodicamente, de preferência uma vez por semana. Mas é necessário observar a necessidade da planta de mais ou menos água. Se a terra continuar úmida, não é preciso colocar mais água, porque a umidade pode apodrecer as raízes.
Zamioculca: É a planta ideal para quem não tem muito tempo para cuidar, a manutenção é básica e ela se adapta bem aos ambientes. Por causa da cor verde, é considerada uma das plantas do dinheiro. Também serve para atrair proteção e sorte, por isso, é indicado deixá-la na entrada dos locais. A zamioculca é altamente resistente e pode ficar longos períodos sem água, mas a recomendação é que seja regada uma vez por semana ou a cada 15 dias. Pode ser deixada em ambientes com pouca luz natural ou até mesmo na sombra.
Antúrio: Uma curiosidade sobre a planta é que a parte colorida que acreditamos que ser a flor, na verdade não é. A folha de cor vermelha em formato de coração se chama bractea, e na haste amarela, chamada espádice, é onde se encontram as flores da planta. São inúmeros pontinhos amarelos que compõem a estrutura da espécie. O antúrio é considerado sinônimo de hospitalidade e bem-estar e é indicada aos jardineiros de primeira viagem, porque assim como a zamioculca, não requer muitos cuidados. Por ser uma planta tropical, a rega deve ser três vezes por semana em períodos mais quentes e duas vezes em climas frios.