Já parou para pensar na facilidade que as redes sociais proporcionam no meio comercial? Por exemplo: eu quero ir a uma loja que não conheço e quero saber se há um estacionamento por perto; imediatamente eu vou digitar o nome da loja no Google! É possível verificar a vitrine da loja usando o Facebook.
Quando eu quero saber se uma empresa cobra caro por seus serviços eu posso mandar um direct no Instagram, posso fazer uma pesquisa de mercado sem levantar da cama… Da mesma forma, se alguém me indica uma empresa e eu não a encontro em nenhuma rede social, eu praticamente descarto a possibilidade de comprar o seu produto ou serviço!
Amigo, se a sua empresa não está nas redes sociais ela não existe!
Nós trouxemos 4 dicas básicas, mas que fazem toda a diferença no gerenciamento de mídias. As dicas estão voltadas para as mídias de pequenas e médias empresas. A aplicação dessas dicas tem como objetivo aumentar o engajamento de forma orgânica.
1 – Publique conteúdos que resolvam problemas
Não restam dúvidas. Todos gostamos de abrir o feed de notícias e receber uma boa dica sobre algum assunto que esteja presente em nosso cotidiano. Muitas vezes o assunto não nos importa tanto, mas o fato de alguém se preocupar em nos oferecer informações úteis já aumenta o nosso engajamento com relação aquela página ou perfil.
2 – Estimule uma ação
Quando você escrever uma legenda para um determinado post, é muito importante convidar os seu seguidores ou fãs a realizar uma ação de engajamento com o conteúdo que você está publicando. Pode ser algo simples como realizar um comentário ou marcar alguém que também tem interesse no conteúdo publicado. Se você não fizer nada, nada acontece!
3 – Use cores estratégicas na arte da publicação em imagem
Se você vai fazer um post comercial muito agressivo, utilize muito vermelho, laranja ou amarelo; são cores que atraem compradores compulsivos. Se o seu objetivo é passar mais segurança e tranquilidade, use um fundo azul com interações leves. Você também pode usar um roxo para divulgações na área da beleza; esta é uma cor que passa otimismo!
4 – Analise os seus dados para as próximas postagens
É preciso verificar o desempenho das suas publicações, fazer comparações e obter conclusões precisas e embasadas. Para isso, é indispensável analisar medidores relevantes. É muito comum que as pessoas avaliem uma postagem pelo número de curtidas. Cuidado! Muitas vezes as pessoas curtem uma publicação sem nem olhar direito a imagem e muito menos a legenda. Procure avaliar seus conteúdos por meio de indicadores mais quentes; os comentários e compartilhamentos, por exemplo!
Estas são dicas básicas e primárias. Mas o seu negócio precisará de muito mais para que as vendas sejam alavancadas! Portanto, a melhor dica vai vir como um extra: invista em conhecimento! O marketing digital nunca foi e nunca será algo imutável; é algo que varia constantemente. Aqui no Instituto Mix de Siderópolis nós trabalhamos com o curso de gestão em mídias digitais, direcionado às pessoas que querem melhorar o seu alcance nas mídias com o mínimo de investimento possível. Saiba como melhorar a sua presença online para poder vender mais. Não espere que o seu concorrente faça primeiro!
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Por Lucas Martins