Se você clicou nesse texto, ou você faz parte dessa porcentagem ou você já teve alguma experiência com alguém que pensa em suicídio. A cada 6 pessoas, 1 pensou em tirar sua própria vida. Mas o que leva uma pessoa a desejar a morte?
Costumamos dizer que essa pessoa esta sentindo os 4 D’s do suicídio: depressão; desamparo, desespero e desesperança. A depressão esta diretamente ligada a falta de vontade, nesse estado, a pessoa não sente mais vontade de nada; já, quando falamos de desamparo, não significa que ele esteja desamparado pelos familiares ou amigos, mas sim, que mesmo tendo pessoas ao seu lado, a sensação é de desamparo; o desespero e a desesperança, esta no ato de acatar a ideia de que não existe outra solução para sua vida ou seus problemas, é onde a pessoa passa a acreditar que não tem o porque estar vivo.
Mais de 95% das pessoas que pensam em suicídio, possuem algum tipo de transtorno. Os principais são: transtorno bipolar, depressão e transtorno de personalidade borderline. Essas são evidencias de que o suicídio não é frescura, falta de Deus ou para chamar atenção. Quem faz esse tipo de comentário, é alguém sem conhecimento.
Os motivos que levam alguém a cometer o suicídio são altamente tratáveis, mas poucos sabem disso. O tratamento prioritário é: terapia com psicólogo, acompanhamento com psiquiatra com medicamento e ter uma rede sólida de apoio de amigos e familiares. Oferaça ajuda e compartilhe essa coluna com quem precisa dessas informações!
Psicóloga Louise Angelo de Souza – CRP 12/17679
@psicolouiseangelo