Além de gastar muita água e prejudicar o meio ambiente, a prática não garante uma perfeita escovação
Você conhece alguém que tenha o hábito de escovar os dentes no banho? Ou até mesmo você tem esse costume? Saiba que a prática não é indicada pelos dentistas.
“Quando tomamos banho, geralmente não estamos na frente de um espelho e acabamos nos distraindo. Por conta disso, algumas regiões da boca não são higienizadas da maneira correta. A água quente também não é indicada, prefira água morna. Escovar os dentes durante o banho acaba gastando muita água, e isso não é nada bom para o meio ambiente”, explica a cirurgiã dentista, Juliana Valvassori Rosa.
O local mais indicado para escovação é a própria pia do banheiro, em frente ao espelho, para que você possa prestar atenção e ter mais concentração. “Existem duas técnicas de escovação. A primeira, indicada para crianças é a da vassourinha. Esse método consiste em varrer, a partir da gengiva até o final do dente, com movimentos de vai e vem. A segunda técnica, indicada para jovens e adultos, é o circular. Pegue a escova em 45º e faça movimentos circulares”, orienta a dentista.
Juliana ainda indica que o fio dental deve ser passado antes da escovação e recomenda as escovas de dentes com cerdas mais macias. Já o creme dental mais indicado pela dentista é o que contém flúor, e jamais os abrasivos. “As escovas mais duras podem prejudicar a gengiva e causar desgaste. É necessário trocar de três em três meses. Já sobre o creme dental, nunca compre aquele que tenha na composição produtos abrasivos. As pastas com cores também não prejudicam em nada e nem vão pigmentar seus dentes”, garante.
A dentista conclui indicando que devemos esperar pelo menos 20 minutos, após as refeições para fazer a escovação, para que o PH dos dentes possa normalizar.