Colunistas

VOCÊ SABE USAR AS TINTAS A SEU FAVOR PARA RENOVAR SUA CASA?

WhatsApp Image 2020 08 18 at 17.53.28

Você sabia que o tipo de acabamento da tinta que escolhemos pode ajudar a disfarçar visualmente imperfeições que a superfície de aplicação pode ter? E que um acabamento pode ser mais fácil ou mais difícil de limpar?

Então vamos saber um pouco mais sobre as tintas e seus acabamentos!

Primeiro vamos ver um pouco sobre três tipos de tinta: esmalte, acrílica e epóxi.

WhatsApp Image 2020 08 17 at 12.11.04

TINTA ESMALTE

A tinta esmaltada é uma tinta resistente, com boa durabilidade e de fácil limpeza. Geralmente é utilizada em superfícies de ferro e madeira, então é possível encontrar esse tipo de tinta em corrimãos, portas, esquadrias e outras superfícies com esses materiais. Normalmente encontramos a tinta esmaltada com acabamento brilhoso, mas há algumas opções no fosco. Em questão de valores, seu preço pode ser um pouco maior com relação à tinta acrílica com acabamento fosco, mas com relação a outros acabamentos o valor pode se equiparar.

WhatsApp Image 2020 08 17 at 12.11.14

TINTA ACRÍLICA

A tinta acrílica é a nossa preferida pois podemos usá-la tanto em ambientes internos quanto externos, em todas as superfícies, é solúvel em água, tem secagem rápida, não deixa cheiro e é de fácil manuseio/trabalho. Com relação ao custo, vai depender muito do tipo de acabamento escolhido – é muito comum encontrarmos a tinta fosca mais presente nos espaços por ser o acabamento com menor custo (porém nem sempre é a melhor opção a ser escolhida).

Apesar de os tipos de acabamentos de tinta existirem para outros tipos de tinta que não apenas a acrílica, vamos abordar aqui pois é onde é mais comum as dúvidas de escolha acontecerem.

Acabamento fosco: de aparência aveludada, é ótimo para disfarçar imperfeições de superfícies, porém, dentre os demais acabamentos, é o pior com relação à facilidade de sujar/riscar, o que acaba tornando mais difícil a limpeza. Em nosso escritório, costumamos especificar esse tipo de acabamento nos tetos, com forro de gesso ou com acabamento na laje, levando em conta que a laje não possuí um acabamento refinado.

Acabamento acetinado: com um pouco de brilho (bem discreto, quase uma “seda”), é o meio tempo dos demais acabamentos, disfarça um pouco menos as imperfeições de superfícies e é mais fácil de limpar – se compararmos ao acabamento fosco.

Acabamento semi-brilho: de aparência brilhosa, é o que mais deixa aparente as imperfeições, porém, é a opção mais fácil de limpeza – quando comparado aos demais acabamentos. É uma sugestão utilizar esse tipo de acabamento em cozinhas e banheiros pois são lugares úmidos, lavados com frequência.

WhatsApp Image 2020 08 17 at 12.11.26

TINTA EPÓXI

A tinta epóxi é uma tinta com maior custo porém com maior resistência e durabilidade. Geralmente utilizada em áreas molhadas e até inundadas (como piscinas e caixas d’água) mas também pode ser utilizadas em superfícies como pisos e azulejos por ter uma alta resistência à abrasão. Essa tinta é, também, muito utilizada em ambientes hospitalares por ser resistente e lavável – muito importante em ambientes que requerem alta assepsia.

WhatsApp Image 2020 08 17 at 12.11.40

Se você não quiser que a marcação do rejunte da cerâmica fique marcado, recomendamos que emasse a área com massa corrida.

WhatsApp Image 2020 08 17 at 12.11.51

Agora que sabemos um pouco mais sobre tintas, você deve, antes de qualquer coisa, avaliar qual a necessidade e o resultado que se deseja alcançar, para então decidir o tipo e o acabamento de tinta a ser aplicado.

E é importante frisar que não dependemos só da tinta para obter um resultado satisfatório, o uso das ferramentas certas, a preparação anterior à pintura da superfície – através do emassamento com massa corrida, lixamento, fundo preparatório, uma correta aplicação da tinta e acabamentos com mão de obra especializada, são elementos que agregarão valor ao resultado final.

Entretanto, sabemos que nem todos podem/querem investir tempo e/ou dinheiro em reformas que tornem as paredes e tetos livres de imperfeições, nesses casos temos que avaliar qual a necessidade e disponibilidade de recursos de cada caso para então escolher a melhor opção dentro da sua realidade – nada de ficar no vermelho para dar um “up” na casa!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre alguns tipos de tintas e acabamentos, que tal dar uma renovada em um ambiente da sua casa? E, se precisar de ajuda, entre em contato conosco, podemos te auxiliar!

____

Colunista Luiz Felipe Bez Birolo
Designer de Interiores, Arquiteto e Urbanista CAU A156219-4
Sócio proprietário do escritório J+2B ARQUITETOS

 

Para mais informações siga o nosso Instagram @arquitetosj2b
ou entre em contado pelo WhatsApp: 48 9 9936 2590.