Durante meses, o Sideropolitano, que foi acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Luiz Felipe Bez Birolo, se dedicou à pesquisa que visa utilizar melhor os espaços livres públicos do entorno da escola Deputado Silvio Ferraro, tornando-a um conceito de Escola Aberta. O projeto foi apresentado em dezembro de 2018.
Com a pesquisa, o arquiteto e urbanista percebeu a potencialidade que a área poderia oferecer, propondo atividades novas para o local, como quadra de vôlei, parque infantil, ambientação com mobiliário urbano e uma nova modalidade que a área não oferece, a quadra de basquete oficial.
“No trajeto está localizado algumas edificações importantes para a cidade e que acabam gerando uma centralidade de atividades, sendo elas educacionais (Apae e Escola Silvio Ferraro), esportiva (Ginásio Municipal, campo de grama sintética e escolinhas promovidas pelo poder público) e cidadão (Fórum do cidadão e o CRAS)”, pontuou o arquiteto e urbanista.
Confira como ficou a caracterização do projeto urbano que foi desenvolvido em dois eixos estruturadores:
Eixo pedestre (amarelo): Com o tamanho da quadra de aproximadamente 400 metros, não possuindo nenhum tipo de ligação, por isso se fez necessário uma conexão transversal com o outro lado, priorizando a caminhabilidade dos pedestres. Outro ponto seria a ligação com via de extrema importância para a cidade, a Rua Siderúrgica – com comércio.
Eixo compartilhado entre pedestres e automóveis (azul): O eixo faz a ligação entre o novo desenho urbano e a Praça da Matriz, já consolidada como área de lazer do município. No início dessa ligação, há uma conexão de pedestre e até a Rua Diomício Freitas agora compartilhada e em apenas um sentido, fazendo a distribuição das atividades desenvolvidas na área.
Conceito desenvolvido
Conceito aplicado no projeto
Imagens do projeto:
Vista para a nova quadra de vôlei
Fonte d´água e aos fundos vista da quadra de basquete da escola
Vista parque infantil proposto no vazio urbano existente
Ambientação dos espaços
Arquibancada atendendo as duas modalidades esportivas
Rua Diomício Freitas, agora compartilhada
Imagem da bifurcação entre as vias: Rua Siderúrgica e Avenida General Osvaldo Pinto da Veiga
Vista da proposta geral
Criação de um estacionamento para dar suporte ao Ginásio Municipal e sobre ele uma pequena praça dando acesso ao novo desenho urbano
A escola
O conceito de Escola Aberta visa à melhoria da qualidade da educação e o fortalecimento dos laços entre escola e comunidade, por meio da realização de atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer e de geração de renda, segundo o Ministério da Educação.
“Entende-se que assim, é possível contribuir e atrair a comunidade para sua apropriação, incentivando o hábito da participação na escola. Nesse sentido, a inclusão de alunos com deficiência, e o tratamento à diversidade (especialmente aspectos raciais tão latentes no cenário dessa escola) em todas as suas esferas são aspectos almejados pelo projeto”, disse o arquiteto e urbanista.
Neste modelo de Escola Aberta, a parceria escola-comunidade permite ouvir opiniões e sugestões, para contribuir na elevação da educação municipal e nacional.
“A escola é uma instituição com um papel muito importante na sociedade, porque além do compromisso de ensinar conteúdos de matemática, português, história, etc., traz consigo a importância de auxiliar na formação do caráter, valores e princípios morais, que direcionará o aluno a utilizar os conhecimentos aprendidos de maneira eficaz, para que sejam aplicados em favor da sociedade e de uma realidade melhor para todos. É na escola que a criança e o adolescente começam a conviver com o diferente e entram em contato com pessoas de diversas origens. Criam os primeiros círculos de amigos e percebem-se parte de uma situação coletiva, aprendendo, assim, a dialogar, ouvir, discutir, levantar hipóteses e achar soluções”, declarou Bez Birolo.
Planta baixa Primeiro Pavimento e Segundo Pavimento.
Conforme observado nas plantas, a escola conta com nove salas de aula, sete salas de apoio com usos variados e três grandes equipamentos compartilhados com a comunidade.
A Escola será utilizada nos dias de semana pelos alunos e pelas crianças dos projetos sociais, que já são promovidos pelo poder público, mas que não possuem local adequado.
O acesso dos alunos é dado por um único local, este localizado na frente do lote. (Av. Gen. Osvaldo Pinto da Veiga)
O acesso da comunidade pode ocorrer com três finalidades:
1 Comunidade em geral dia de semana: Biblioteca e Auditório período integral e no período noturno com aulas complementares.
2 Projetos sociais nos dias de semana: Modalidades oferecidas pelo poder público no qual a Escola possuirá infraestrutura. (Quadra esportiva e tatames)
3 Comunidade no finais de semana: todos os tipos de atividade que a infraestrutura da escola oferece.
Fachada principal da escola
Refeitório, ligação visual do exterior para interior o da escola
Acesso dos alunos a escola
Área de exposição da escola para aulas fora da sala de aula
Grande pátio que faz ligação com os blocos da escola
Quadra esportiva vista a partir do pátio da escola
Quadra esportiva da escola que faz ligação com o novo espaço público que foi projetado no vazio urbano existente.
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