Muitas pessoas costumam escutar barulhos como apitos, chiados, chuviscos, barulhos de panela de pressão, mesmo sem haver qualquer fonte de som ao redor. Esses sons são chamados de zumbido, que nada mais são do que sons percebidos pelo ouvido ou pela cabeça, mas sem que haja fonte sonora próxima.
Com a intenção de encontrar a causa desse zumbido, é preciso fazer alguns exames. Porém, muitas pessoas desistem de buscar a solução para esse problema, informa a fonoaudióloga Viviane Ribeiro, que trabalha numa empresa de aparelhos auditivos, a Otoclinic. Para ela, muitos se “adaptam” ao zumbido. Já outras pessoas não conseguem conviver com o barulho, acabam por se distanciar da família e, em muitos casos, entram em depressão.
Mas o que causa esse zumbido? A fonoaudióloga explica que pode estar relacionado a diversas causas, como a perda da audição, exposição a ruído longos anos, uso de fones de ouvido em volume muito alto, stress, alimentação ruim, medicamentos e outros motivos.
Se esse zumbido é relacionado à perda de audição, a facilidade do tratamento pode ser feita com um aparelho auditivo, pois este instrumento será responsável por amplificar os sons, como fala e ruído, o que, em alguns casos acabam mascarando o zumbido, em relatos feitos por pacientes.
Os aparelhos auditivos têm avançado tanto no campo da tecnologia que já há um recurso conhecido como gerador de som. Ele pode ser habilitado em pacientes que tenham ou não perda de audição, que melhora substancialmente o desconforto do zumbido e a deficiência auditiva.
Mas a fonoaudióloga recomenda: “É preciso sempre estar atento aos sinais que o corpo passa nessa situação. Se após uma gripe ou resfriado com duração de mais de uma semana, ou se sentir tontura ou alguma perda auditiva, é preciso procurar um profissional especializado para avaliar e dar alguma recomendação mais correta sobre o caso”.