Férias é sinônimo de descanso, diversão e lazer. Mas, além de alegria, fazer uma viagem pode acarretar algumas preocupações para os turistas. Uma delas é deixar a casa sozinha durante o tempo que o percurso durar.
Embora que para algumas pessoas ter o lar vazio seja um motivo de intranquilidade, tomando certos cuidados e seguindo algumas recomendações, você poderá evitar surpresas desagradáveis, transtornos e problemas.
10 dicas de segurança para quem viaja e deixa a casa vazia
- Evite deixar luzes acesas.
Ter as luzes acesas de forma permanente, durante a noite e no dia, são claros indicadores da ausência de pessoas dentro da casa. Antes de entrar em uma propriedade, os ladrões estudam o terreno, e se repararem que tem luz elétrica o dia inteiro, vão perceber que você saiu de férias.
- Instale temporizadores.
Se puder, coloque temporizadores em algumas luzes. De esta forma, você poderá os programar para se acenderem e se apagam automaticamente em horários determinados, dando a impressão que tem alguém dentro.
- Desligue a campainha.
Pessoas mal intencionadas podem acionar as campainhas em diferentes horários para estudar o movimento da casa. Porém, se não escutarem o som, pensarão que não funciona bem, sem se dar conta que o lugar está vazio.
- Não comente que vai viajar para todo mundo.
Evite contar a pessoas que conhece pouco que você fará uma viagem. Pois, mesmo sem ter má intenção, elas podem repassar isto para alguém, espalhando a informação e aumentando as chances de sofrer um roubo.
- Fale com vizinhos de confiança
Comente aos seus vizinhos mais confiáveis que você sairá de sua casa, para que possam estar atentos a quaisquer problemas que possam acontecer. Deixe-lhes seu telefone de contato, caso precisarem lhe avisar alguma coisa.
- Peça um amigo o familiar para visitar sua casa.
Deixe uma cópia de suas chaves com eles para que possam ir esporadicamente a regar as plantas, abrir as janelas e recolher a correspondência. As contas ou cartas acumuladas são sinais de que a casa está vazia.
- Suspenda a entrega de jornais e revistas.
Se você é assinante de estas publicações, cancele momentaneamente a entrega para não alertar sobre sua ausência.
- Tome cuidado com o que publica nas redes sociais.
Pois se postar fotos ou informações de suas férias, pessoas com más intenções ficarão sabendo sobre sua viagem. Embora não goste de esperar e queira compartilhar sua alegria com seus contatos, é melhor que faça as publicações ao voltar.
- Retire da tomada os aparelhos eletrônicos.
Para evitar danos por sobrecarga elétrica e diminuir o risco de incêndios. Se deixar ligada a geladeira, coloque-a no mínimo de refrigeração para poupar energia.
- Verifique que janelas e portas estiverem fechadas.
Assim como também as persianas, as cortinas e os registros de água e gás. Você evitará roubos e problemas domésticos.
Nas férias, também leve a segurança com você: contrate um seguro de viagem
Cuidar sua casa durante suas férias é muito importante. Mas, além da segurança de sua propriedade, é fundamental que você e sua família se sintam protegidos em sua viagem. Contratar um seguro de assistência ao viajante é a melhor forma de desfrutar sem preocupações.
Imprevistos não têm hora nem lugar para acontecer. Adultos e crianças podem sofrer um acidente ou pegar uma doença, incluso quando estiverem de férias. Por este motivo, ter um seguro de viagem é fundamental para contar com cobertura médica, farmacêutica e odontológica durante suas férias.
A assistência ao viajante também cobrirá outras situações, como perda ou roubo de bagagem, atraso de voos, cancelamento da viagem e gastos jurídicos, sempre dependendo da apólice que você contratar.
Não se esqueça de viajar seguro, contrate uma cobertura de viagem e desfrute sem preocupações.