POR: JATENE MACEDO – JORNALISMO SATC
Crendices fazem as pessoas acreditarem na sorte e no azar
A cultura faz parte das nossas vidas e são passadas de geração para geração. Muitas dessas culturas são as crendices populares. As superstições são crenças que levam a acreditar e confiar em determinadas coisas, seja sobrenatural ou irracional.
As crendices influenciam na vida das pessoas, fazendo-as acreditar na sorte ou no azar. Cada país possui e acredita em suas crenças, no Brasil não é diferente. Vamos conferir algumas.
-
Chinelo virado
Chinelo virado no Brasil é coisa séria. Se o chinelo estiver virado significa que a mãe vai morrer. Há quem diga que a superstição foi criada por mamães para incentivar os filhos a colocarem os chinelos corretamente.
-
Andar de costas
Quando criança quem nunca andou de costas?! Essa crendice também é conhecida por matar a própria mãe.
-
Gato preto
Os bichanos inofensivos também fazem parte das crendices brasileiras. Encontrar um gato da cor preta é sinal de azar. A história foi criada na Idade Média, quando os cavalos se assustavam ao encontrar um gato preto.
-
Quebrar espelho
Quebrou um espelho? Terá 7 anos de azar! Acreditada até os dias atuais essa crendice foi criada por comerciantes de espelhos como forma de conseguir que os empregados tivessem mais cuidado com os objetos.
-
Trevo de 4 folhas
Encontrar um trevo de 4 folhas é raro e quem encontrar terá muita sorte na vida. O trevo é conhecido como um amuleto e representa uma cruz.
-
Orelha quente
Se a sua orelha esquerda estiver queimando tem alguém falando de você. A superstição foi criada por um historiador que disse que o ardume nas orelhas deriva do “mercúrio universal” que transfere a energia de uma pessoa para a outra.
-
Varrer o pé
Se você não quiser se casar, peça para alguém varrer seu pé. A superstição é bastante conhecida no Brasil.
-
Xixi na cama
Se mexer com fogo a criança vai fazer xixi na cama. Mais uma crendice criada pelas mamães.
-
Palma da mão coçando
Há quem diga que se a palma da mão estiver coçando é sinal de dinheiro chegando.
-
Bater na madeira
Quer espantar o azar? Basta bater três vezes na madeira e pronto. A superstição surgiu com a crença pagã em que se acreditava que os deuses viviam nas árvores. Bater na árvore era um sinal de socorro aos deuses para afastar as coisas ruins.
-
Guarda-chuva
Não abra o guarda-chuva dentro de casa pois pode trazer azar. Não só dentro de casa mas, em locais fechados.
-
Cruzar os dedos
Fazer figa é uma crendice que faz forma de imitar uma cruz utilizando os dedos para afastar o azar.