Verão

Verão exige cuidados redobrados com os pets

2a89jgrzgm3myaodza4ovu1yy

Com a alta temperatura no verão, é preciso redobrar o cuidado com os animais de estimação. O calor intenso aumenta a incidência de infestações de parasitas, picadas de mosquitos, hipertermia, viroses e doenças de pele. A respiração é a única forma que os animais têm para controlar a temperatura corporal.

“Portanto, ao serem submetidos ao calor excessivo, eles podem entrar no processo de hipertermia. A respiração ofegante é o primeiro sintoma e o quadro pode vir seguido de vômito, coagulação intravascular disseminada, edemas pulmonares e paradas cardíacas”, salienta o médico veterinário João Gustavo de Souza.

Para evitar é preciso manter o animal sempre hidratado, mantê-lo em locais frescos e não submetê-lo a altas temperaturas. É comum nesta época do ano a infestação de pulgas e carrapatos, que podem transmitir verminoses. Recomenda-se que os banhos sejam menos frequentes, para que não haja diminuição no período de ação dos produtos usados no controle dos ectoparasitas.

Durante o banho, é preciso estar sempre atento para a presença de parasitas, lesões por picadas ou áreas avermelhadas. Caso sejam encontrados, é necessário procurar o veterinário para aplicação de remédios antiparasitários. Quanto às picadas de mosquitos e pernilongos, comuns nas regiões sem pelo, deve-se ficar atento para que o animal não faça feridas no local ao coçá-lo.

Ao passear com os animais, deve-se evitar o período de maior calor, pois o contato da pata no chão quente pode provocar queimaduras. O sol também pode provocar problemas na pele, principalmente nos animais com pele mais rosada, provocando até mesmo câncer de pele.

Dez dicas para preservar a saúde seu pet no verão:

1- Aumentar a quantidade disponível de água fresca e se estiver muito quente, ajude a refrescá-lo oferecendo água gelada

2- Passeios nas horas mais amenas do dia como de manhã cedinho e início da noite

3- Não deixe seu animal preso no carro de janelas fechadas sem ar condicionado

4- Se seu animal estiver muito ofegante, coloque-o na sombra e se for necessário refresque-o com um banho de água fria

5- Levar água sempre nos passeios

6- Fazer o uso mensal de anti-pulgas (elas procriam mais no verão). Procure produtos seguros

7- Vacinas devem estar em dia, principalmente leptospirose em locais de enchentes

8- Use protetor solar nas orelhas de animais brancos

9- Ofereça as refeições também nas horas mais frescas do dia

10- Animais com pelo muito longo e que sofrem com o calor. Manter a tosa mensal.

PORTAL LITORAL SUL