Água não tem cheiro, sabor ou cor. Mas há diversos tipos, sabia? O poderoso líquido universal é um elemento primordial para a vida. Então, conheça quais são os tipos de água mais importantes para a hidratação e descubra qual a diferença delas no organismo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a ingestão correta de água para um adulto saudável é de 2 litros por dia. Pode parecer muito, pois não temos tanta sede assim. Mas é preciso condicionar o organismo a se hidratar, pois cerca 60% do nosso corpo é composto pelo líquido e muito se perde naturalmente através do suor e da urina.
Como escolher a melhor água?
Três fatores são importantes na hora de escolher a melhor água para ingestão: o pH, o teor de sódio e a embalagem na qual está armazenada (plástico ou vidro). Na verdade, a alcalinidade mede a capacidade da água em neutralizar os ácidos. O teor de sódio também deve ser medido.
Quanto à embalagem, escolha as águas que são acondicionadas em garrafas de vidro, pois elas são transportadas de caminhão e costumam pegar muito sol, o que leva ao aquecimento do plástico, favorecendo a liberação de bisfenol A.
Tipos de água mineral e seus benefícios
Sulfurosa: Indicada para problemas articulares, do aparelho digestivo e doenças, sinais e manchas de pele. É também cicatrizante.
Ferruginosa: Ajuda a combater a anemia e estimula o apetite.
Carbogasosa: Eficaz contra hipertensão arterial e repõe energia. Também diurética e digestiva.
Radioativa: Ajuda a dissolver cálculos renais, favorece a digestão, alivia cólicas estomacais e intestinais. Também atua como calmante.
Alcalina-bicabornatada: É digestiva e diurética. Também auxilia no tratamento de úlceras.
Magnesiana: Laxante, contribui para o bom funcionamento do estômago e do intestino. Em excesso pode provocar diarreia.
Carbônica: Reduz o apetite e auxilia na hidratação da pele.
Iodetada: Apropriada para inflamações de faringe, insuficiência da tireoide, reumatismo e problemas no fígado e nos rins.
Litinada: Auxilia na depuração do ácido úrico. Também é calmante devido ao efeito sedativo do lítio.
Alcalino-terrosa cálcica: Ajuda a repor deficiências de cálcio no corpo.
Cloretadas: Indicadas para moléstias gastrointestinais e gastrites.
Outros tipos de água para o dia a dia
Além das águas minerais, a água de coco e a água aromatizada também são boas opções para ajudar na hidratação do corpo e diversificar a ingestão da bebida. A água de coco possui poucas calorias em sua composição, além de conter um baixo teor de sódio.
Já a aromatizada pode ser preparada com os mais variados ingredientes, como: hortelã, alecrim, limão, gengibre e laranja.