Militares do Exército Brasileiro, do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), estiveram na barragem do Rio São Bento em Siderópolis, para realizar um exercício chamado de Operação XOKLENG II. O nome faz referência às tribos indígenas que habitavam a Região Carbonífera antes da chegada dos colonizadores europeus. A Operação teve como objetivo, treinar a tropa para eventuais distúrbios de ordem pública, como em uma situação hipotética onde os órgãos de segurança locais, não consigam garantir a segurança.
Os militares montaram um Posto de Segurança Estático (PSE), organizado em três grupos: um de segurança que faz o patrulhamento da área, outro grupo de sentinelas em postos estáticos, e o outro de reação, que ficou aguardando a solicitação de apoio dos dois primeiros grupos. O local foi escolhido por ser um “ponto sensível”, que no caso da barragem, é uma infraestrutura vital para abastecimento de água potável de toda a região.
A operação foi realizada exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, as missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) concedem provisoriamente aos militares o poder de polícia até o restabelecimento da normalidade. Nessas ações, as Forças Armadas agem de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado, com o objetivo de preservar a ordem pública, a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições.
TEXTO: SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS COM INFORMAÇÕES DO SITE PORTAL VENEZA / FOTOS: WILLIANS BIEHL