TEXTO E FOTO: JATENE MACEDO / ASSESSORIA PMS
A partir da próxima segunda-feira, 22, professores, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas e pessoas a partir de 60 anos, podem se vacinar contra a gripe em Siderópolis. Crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres que deram a luz e estão em período de pós-parto), continuam sendo imunizadas. O dia D de vacinação, onde as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) farão horário especial, está marcado para o dia 04 de maio no município.
Até o momento foram aplicadas, 183 doses em crianças, 34 em gestantes e 10 em puérperas. “Com a chegada do frio aumentam as chances de transmissão do vírus, por isso a vacina é uma forma de prevenção e é oferecida gratuitamente”, destacou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão.
Nos dias 24 de abril e 15 de maio as UBSs Dr. Gyrão e Italina Perego no Centro; Élcio Rauen em Rio Fiorita e na UBS Vila São Jorge, em Vila São Jorge, farão horário estendido até às 19h30 para realizar a imunização. Nos demais dias o atendimento é das 8h às 17 horas, com exceção da UBS Rio Jordão que atenderá somente nas quartas-feiras à tarde.
“Os grupos prioritários precisam procurar sua UBS para imunização, não deixem para última hora”, alertou a secretária de saúde do município, Gláucia Cesa Périco.
Novidades na vacina
Esse ano a vacinação conta com novidades. A faixa etária foi ampliada, crianças com até 6 anos incompletos podem receber a vacina. Pessoas com alergia a ovo também recebem a imunização, desde que seja em local adequado e preparado, e aguardar pelo menos 30 minutos para ser liberado. Outra novidade é que pessoas com imunossupressão também estão autorizadas a receber a vacina.