Os jogos serão em maio, na cidade de Blumenau. Dupla da canastra venceu a etapa microrregional, já o voleibol conquistou a vaga por ser unanimidade na região.
Siderópolis estará pela primeira vez na etapa estadual do JASTI (Jogos Abertos da Terceira Idade), que ocorre entre os dias 17 e 21 de maio, em Blumenau. Na etapa microrregional deste ano, que iniciou na terça-feira, 25, o município foi inscrito nas modalidades de canastra masculino e feminino e dominó masculino, e obteve bons resultados.
Os homens ficaram em terceiro lugar na canastra e quarto no dominó, já a dupla Dida e Deca foram as campeãs na canastra feminina e irão representar Siderópolis na etapa estadual. Quem também estará no estadual são as atletas do voleibol adaptado, classificadas por antecipação por ser uma das únicas cidades da região a praticar a modalidade.
O voleibol adaptado faz parte do Projeto Social/Ferrovia Tereza Cristina/ Resicolor/ Esucri, e foi implantado em Siderópolis há três anos pelo professor Frederick Casagrande. É uma modalidade esportiva adaptada principalmente à terceira idade. O jogo foi criado no ano de 1998 e é desenvolvido pelas regras oficiais do voleibol, salvo algumas exceções previstas em regulamento, como segurar a bola para depois poder passá-la para o companheiro de equipe ou arremessá-la para o outro lado da rede.
Os microrregionais do JASTI deste ano foram disputados no município de Balneário Rincão, com 12 cidades inscritas. Os jogos são voltados a pessoas com idade acima dos 60 anos. No Estado, o número de atletas inscritos nas 36 etapas das fases microrregionais foi de aproximadamente 8,5 mil participantes.