Comunidade

Ex escoteiros compartilham experiências na semana do escotismo

IMG 1779

Encontro ocorreu no ultimo sábado, 22, em comemoração a semana do escoteiro.

O grupo Escoteiros Aguaí de Siderópolis compartilhou experiências e histórias com ex escoteiros da cidade. O encontro foi realizado último sábado, 22, e comemorou a semana do escotismo.

De acordo com o ex escoteiro, Beto de Souza,  o nome do antigo grupo era Dom Orione e terminou em 1999 por falta de apoio.  “Adoro as músicas escoteiras e até hoje me pego cantando-as. Sempre tento seguir as leis e os mandamentos que os chefes ensinam. O melhor do escotismo é acampar, pois é onde esquecemos o mundo e nos voltamos para a natureza”, contou.

Darcione Gomes já participou do grupo Dom Orione e contou como foi sua experiência de escoteiro. “A especialidade mais requisitada era a de enfermagem, mas decidi fazer de curativo depois de um tombo que cai. O cinto tinha que estar polido se não levava puxão de orelha do chefe. Levo o lema do escoteiro para a vida”, relatou.

Gomes conta que a melhor parte do acampamento era o fogo de conselho, onde aproximava todos os membros em um momento emocionante e contagiante na vida de cada um. Ele lembra também que seu antigo grupo tirava um sábado do mês e fazia uma boa ação, visitando a população ajudando com o jardim e reparos domésticos.

Conheça e participe do Movimento Escoteiro

O grupo Aguaí completou quatro anos de fundação no dia 20 de abril. Durante os encontros, os jovens são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase.

O Programa Educativo ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

“Amo o escotismo por fazer com que todos se esqueçam da tecnologia. Vendo todos reunidos me faz voltar a 30 anos atrás, então continuem seguindo esse caminho, que o espirito de BP esteja com vocês”, relatou o 1º coordenador distrital do extremo sul, Daniel Paulo Flor.

Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade. Em Siderópolis, os encontros são realizados na sede do Lions Clube, na Avenida Municipal.

IMG 1789

JATENE MACEDO