De onde vêm os nomes Belluno e Siderópolis?
Origem do nome Belluno
BELLUNO: no Brasil, Belluno é a denominação carinhosa pela qual nos acostumamos a chamar a sede do município de Siderópolis, que é cortado pelo Rio Albina. Na Itália, a cidade de Belluno é a capital da província de mesmo nome, a qual é cortada pelo Rio Piave.
A província de Belluno, que emprestou seu nome a Belluno brasileira, é hoje conhecida como a capital dos óculos, dos sorvetes, da refrigeração e da cerâmica. A cidade de Belluno, no século V antes de Cristo, já era habitada pelos paleovênetos, e no século I depois de Cristo, tornou-se uma importante posse romana, servindo de base ao exército, quando das incursões por novas conquistas.
Belluno sobreviveu a tempestuoso revés na idade média, e nos séculos IX e X reapareceu como uma grande força militar. De 1813 a 1866 submeteu-se ao domínio Napoleônico. Na época da vinda dos imigrantes, a província de Belluno pertencia ao Reino da Itália.
Origem do nome Siderópolis
Quanto ao significado e à origem da palavra Siderópolis, muito brevemente pode-se explicar com base na origem e nos sentidos que os dois morfemas que a constituem possuem:
Sidero – afixo de origem grega (síderos) que se refere a ferro (exemplo: siderurgia).
Polis – afixo de origem grega (pólis) que se refere à cidade (exemplos: Siderópolis e Florianópolis).
*Este texto foi retirado do livro: Siderópolis uma cidade boa para se viver.